
O Governo moçambicano reforça a aposta no sector dos transportes com um investimento acima de 14 milhões de meticais destinado a dinamizar o sistema ferroviário das regiões Sul e Centro. A medida integra o plano de desenvolvimento para o quinquénio em curso.
Durante a inauguração de três novas locomotivas da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), realizada este sábado (26) em Maputo, o ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, revelou que a duplicação da linha de Ressano Garcia, a aquisição de trinta carruagens, 250 vagões e mais quinze locomotivas estão entre as prioridades.
Matlombe sublinhou que só para a compra das três locomotivas agora inauguradas foram canalizados 422,4 milhões de meticais, num esforço que visa responder à crescente procura de transporte ferroviário e garantir maior eficiência no escoamento de pessoas e mercadorias.
Agostinho Langa Júnior, Presidente do Conselho de Administração da CFM, anunciou que a nova frota também permitirá reactivar o serviço de comboios turísticos, uma aposta que poderá impulsionar o turismo ferroviário no país.
Com esta iniciativa, o Executivo pretende não só modernizar a infra-estrutura existente, como também promover o desenvolvimento económico e social nas regiões abrangidas. (RM)