Folha de Manica

Empresas fecham e polícia reprime protestos contra Mnangagwa no Zimbabué

Cidades importantes do Zimbabué amanheceram com empresas e escritórios fechados nesta quarta-feira (02), após as autoridades alertarem contra manifestações convocadas para exigir a renúncia do Presidente Emmerson Mnangagwa.

Na capital Harare, um pequeno grupo tentou reunir-se na Praça Presidente Robert Mugabe, mas foi dispersado pela polícia. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram agentes a confrontar manifestantes.

"Foi anunciada como uma marcha pacífica, mas a polícia já está a começar a bater nas pessoas", relatou um dos participantes. Determinado a continuar, um dos manifestantes declarou: "Não vamos a lado nenhum... Vou ficar aqui, mesmo que tenha de morrer aqui, pelo bem dos meus filhos."

Os protestos foram organizados por Beato Geza, veterano do partido no poder, ZANU-PF, que agora está escondido após ter sido expulso da organização. "A tarefa de remover Mnangagwa já começou", afirmou Geza.

A situação política no Zimbabué continua tensa, com crescente insatisfação popular e forte repressão por parte das autoridades. "CLIQUE AQUI" para ver o artigo completo na integra.

Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui"

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem