
O presidente da FRELIMO e chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, instou o partido a iniciar desde já os preparativos para garantir a vitória nas eleições autárquicas de 2028 e gerais de 2029.
“Enquanto os outros pensam ainda no ano passado, nós, como a FRELIMO, temos que começar a pensar em 2028 e 2029, porque a vitória prepara-se e a vitória organiza-se”, declarou Chapo na abertura da IV Sessão Ordinária do Comité Central da FRELIMO, que decorre na Matola.
Chapo pediu ainda uma reflexão profunda sobre as eleições de 2024, especialmente sobre os protestos pós-eleitorais liderados por Venâncio Mondlane, que não reconheceu os resultados. A crise resultou em mais de 360 mortos em cinco meses, segundo dados divulgados.
Autocrítica e Reformas no Partido
Chapo destacou que a FRELIMO precisa adotar uma postura mais humilde e aberta ao debate, reconhecendo falhas e corrigindo fragilidades.
“Devemos estar mais abertos ao debate, à crítica e autocrítica, evitando colocar-nos numa posição defensiva.”
O líder do partido também pediu ações concretas para reconstruir a confiança popular e fortalecer a unidade nacional, combatendo discursos de divisão política no país.
A IV Sessão do Comité Central decorre até sábado e analisará temas como o Programa Quinquenal do Governo (2025-2029) e a proposta do Plano Económico e Social e do Orçamento do Estado para 2025. "CLIQUE AQUI" para ver o artigo completo na integra.
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui"
🔗 Fonte: Agência Lusa