
Maputo, Moçambique – O líder da oposição Venâncio Mondlane defendeu na sexta-feira (21) que as portagens em Moçambique, grande parte delas alegadamente ilegais, devem permanecer encerradas durante todo o ano de 2025.
Segundo Mondlane, é necessário reformar o setor responsável pela instalação e regulação dessas infraestruturas antes de retomar a cobrança.
"As portagens devem ser suspensas enquanto se faz uma reforma completa. A maioria é ilícita e deve ser encerrada em definitivo", afirmou durante uma transmissão ao vivo, na qual apresentou seu Plano Quinquenal 2025-2029.
Atualmente, as tarifas de portagem estão suspensas desde os protestos pós-eleitorais do ano passado, que resultaram em atos de vandalismo e na interrupção da cobrança.
A Rede Viária de Moçambique (REVIMO) reporta prejuízos de 655 milhões de meticais devido à destruição e falta de arrecadação.
Das 16 portagens sob gestão da REVIMO, apenas quatro estão operacionais. Já a TRAC mantém duas portagens em funcionamento parcial na região de Maputo.
Uma nova decisão sobre a reabertura ou não das portagens deve ser anunciada após 27 de abril, após a avaliação dos primeiros cem (100) dias da chamada "governação paralela" de Mondlane. "CLIQUE AQUI" para ver o artigo completo na integra.
Faça parte do nosso Canal no WhatsApp para receber as atualizações Ao Minuto "Clique Aqui"