
Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, busca fortalecer a cooperação interparlamentar entre Moçambique e Portugal
A presidente da Assembleia da República de Moçambique, Margarida Talapa, manifestou o desejo de dinamizar a cooperação parlamentar com Portugal, especialmente por meio da Liga de Amizade, Solidariedade e Cooperação entre os parlamentos dos dois países.
Durante um encontro realizado na segunda-feira (10), em Maputo, com o Embaixador de Portugal em Moçambique, António Moura, Talapa enfatizou a importância de traduzir a parceria entre os países em ações concretas nos âmbitos político, econômico e social.
“Reitero os agradecimentos do povo moçambicano pelo apoio multiforme que Portugal tem vindo a canalizar ao país”, afirmou a presidente do parlamento moçambicano.
Por sua vez, António Moura destacou a necessidade de uma cooperação mais técnica e operacional, sobretudo no apoio à produção legislativa. Segundo ele, o fortalecimento da Assembleia da República refletirá o crescimento da democracia moçambicana, beneficiando diretamente os cidadãos.
O diplomata português classificou o encontro como produtivo, destacando a análise do progresso já alcançado e as estratégias para melhorar a relação interparlamentar no futuro.
Formalizada em outubro de 1996, a cooperação entre os parlamentos de Moçambique e Portugal tem um protocolo de duração de quatro anos, renovável automaticamente.