Sarampo faz 31 vítimas fatais e autoridades reforçam alerta para vacinação
O surto de sarampo que teve início em julho do ano passado já resultou na morte de 31 pessoas em várias províncias do país, segundo informações das autoridades de saúde. Desde o início da epidemia, foram diagnosticados 1.191 casos da doença, com maior incidência nas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia e Sofala.
A diretora nacional adjunta de Saúde Pública, Aleny Couto, informou que, no momento, apenas a província de Nampula mantém um surto ativo, embora não tenha registrado novos casos há mais de 14 dias.
Para conter o avanço da doença, as autoridades reforçam o apelo aos pais e responsáveis para acompanharem rigorosamente o calendário de vacinação infantil.
“A primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser administrada aos nove meses e a segunda, aos 18 meses. Além disso, a suplementação com vitamina A deve ocorrer semestralmente”, alertou Couto.
O Ministério da Saúde está intensificando a vigilância nas áreas afetadas e planeja realizar campanhas de vacinação de bloqueio nos distritos vizinhos às regiões com surtos ativos.
Profissionais de saúde também recebem instruções técnicas sobre o diagnóstico e a notificação de casos suspeitos para garantir um melhor controle da epidemia.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode causar complicações graves, como pneumonia, encefalite, diarreia, infecções no ouvido e até cegueira.
Diante do risco, as autoridades recomendam que a população evite contato com pessoas infectadas e busque a imunização adequada.
BAIXE O NOSSO APLICATIVO DE "JORNAL AO MINUTO" 《AQUI》
The post Sarampo causa morte de 31 pessoas appeared first on MZNews.