PRM Reforça Policiamento Comunitário para Combater Criminalidade em Infulene "A"
Face ao aumento alarmante de assaltos, roubos, furtos, homicídios e outros crimes, a Polícia da República de Moçambique (PRM) está a revitalizar o Policiamento Comunitário, uma estratégia que aposta na colaboração estreita entre a comunidade e as autoridades em matéria de segurança pública.
No último fim de semana, Cláudio Langa, chefe do Departamento de Policiamento Comunitário no Comando-Geral da PRM, reuniu-se com a população do bairro Infulene "A", no município da Matola, província de Maputo, para traçar estratégias que visam travar a onda de criminalidade que tem aterrorizado os moradores.
Durante o encontro, Langa sublinhou a importância do diálogo permanente com as comunidades para garantir a ordem e segurança públicas, apelando a uma maior colaboração entre a PRM e a população.
“Temos de estar unidos e trabalharmos em consonância. A PRM não trabalha sem a comunidade e ela só terá sossego colaborando com a Polícia. Esta parceria resultará na segurança de todos nós”, afirmou.
Langa também aproveitou a ocasião para apelar ao fim das perseguições contra agentes da PRM, que têm sido registadas em meio às manifestações contra os resultados eleitorais e a subida do custo de vida. Segundo ele, esses actos resultaram na morte de cerca de duas dezenas de agentes e na destruição de mais de 100 subunidades policiais.
“Quando somos assaltados chamamos duas entidades: Deus e a Polícia. Mas é esta Polícia que estamos a perseguir. Temos de parar com isso. Procuremos estar mais unidos e firmes de modo a garantirmos a segurança para todos”, acrescentou.
O chefe do Departamento de Policiamento Comunitário alertou que a destruição de unidades policiais em diversas regiões do país criou novos desafios para a PRM, incluindo a escassez de efectivos e a precariedade das condições de trabalho.
“A PRM está no terreno a trabalhar nas condições possíveis e está a fazer de tudo para que nenhum bairro fique sem protecção”, garantiu Langa.
No final do encontro, e em gesto de solidariedade, o representante da Associação Internacional de Polícia ofereceu material escolar às crianças do bairro Infulene "A", reforçando o compromisso da PRM não só com a segurança, mas também com o bem-estar das comunidades. (JN)
Continue a acompanhar o Portal Folha de Manica para mais histórias inspiradoras!