Quase 20 mil pessoas expostas à raiva devido a mordeduras de cães e gatos em 2024
Maputo, 10 de fevereiro de 2025 – No ano passado, 19.972 pessoas procuraram atendimento nas unidades sanitárias após serem mordidas por cães e gatos, animais que podem transmitir a raiva. As vítimas receberam vacinas antirrábicas como medida preventiva contra a infecção.
De acordo com o jornal Notícias, os ataques ocorreram principalmente em áreas urbanas, envolvendo cães de raças agressivas e animais vadios. Registros também apontam mordeduras em zonas próximas a reservas nacionais, com destaque para as províncias de Gaza, Niassa e Cabo Delgado, onde também há presença de raposas.
Em 2023, o número de mordeduras foi ainda maior, com 22.184 casos registrados. Para combater a disseminação da raiva, as autoridades de saúde intensificaram a campanha de vacinação, pedindo aos proprietários de cães e gatos que imunizassem seus animais e tomassem medidas para evitar a reprodução descontrolada.
Além disso, no ano passado, foi planejada a vacinação de cerca de 400 mil animais, um aumento em relação aos 300 mil do ano anterior.