“Nada de novo!”: Chapo critica programas de Nyusi para os cem dias de governação
O Governo de Daniel Chapo já apresentou o plano para os primeiros cem dias de governação, que inclui 78 medidas com o objetivo de resolver questões urgentes do país. Contudo, o plano gerou críticas, com muitos considerando que as ações são, na verdade, promessas não cumpridas pelo ex-presidente Filipe Nyusi.
Entre as principais medidas apresentadas, estão o pagamento do décimo terceiro salário na função pública, a quitação de dívidas para fornecedores do Instituto Nacional de Ação Social e a criação do Banco de Desenvolvimento de Moçambique.
No entanto, várias dessas propostas já haviam sido anunciadas durante a presidência de Nyusi, mas nunca efetivamente implementadas.
Outras medidas incluem a criação do Fundo de Garantia Mútua (FGM), uma proposta inicialmente apresentada por Nyusi em 2022, para facilitar o acesso ao crédito por micro, pequenas e médias empresas.
O Governo também prevê conectar 200 casas em Maputo ao gás natural, um projeto que foi prometido desde o governo de Armando Guebuza, mas nunca concretizado.
No setor da segurança, o Ministério do Interior planeja adquirir uma embarcação para vigilância costeira, enquanto o Ministério dos Transportes pretende licenciar um navio para o transporte marítimo de cabotagem, um projeto igualmente deixado de lado pelo governo anterior.
Além disso, a companhia nacional Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) planeja adquirir três novas aeronaves até o final de abril de 2025, conforme um plano já aprovado pelo Conselho de Ministros. Contudo, o concurso público lançado pela LAM não especificou o número exato de aeronaves necessárias.
A apresentação dessas medidas tem gerado uma reação mista entre os cidadãos, que esperam ações concretas e urgentes para enfrentar os desafios do país. BAIXE O NOSSO APLICATIVO DE "JORNAL AO MINUTO" 《AQUI》
The post “Nada de novo!”. Chapo chapou programas de Nyusi para os cem dias de governação appeared first on MZNews.