
Enviado da ONU Pede Cessar-Fogo Imediato no Leste do Congo Após Avanço dos Rebeldes do M23
A enviada especial das Nações Unidas para o Congo, Bintou Keita, pediu, nesta sexta-feira, um cessar-fogo imediato e o fim das hostilidades dos rebeldes apoiados por Ruanda no leste da República Democrática do Congo (RDC).
Durante um briefing, Keita enfatizou que “não há solução militar que acabe com esse sofrimento” e destacou a importância de buscar paz, segurança e desenvolvimento na região por meio do diálogo e reconciliação.
Os rebeldes do M23, com o apoio de cerca de 4 mil soldados ruandeses, capturaram duas importantes cidades no leste do Congo em menos de um mês, aumentando os temores de uma guerra regional.
Goma foi tomada no mês passado e Bukavu caiu neste fim de semana, resultando em um avanço significativo desde que o grupo iniciou suas operações, há mais de uma década.
O M23, composto principalmente por tutsis étnicos, defende a proteção dos congoleses de origem ruandesa da discriminação, mas críticos acusam o grupo de usar essa causa como pretexto para expandir a influência de Ruanda na região rica em recursos minerais.
Fonte: O País
Foto: FRI