Moçambique recua no Índice de Percepção da Corrupção e ocupa a 146ª posição
Maputo – Moçambique caiu um lugar no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2024, em relação ao ano anterior, ficando na 146ª posição, com uma pontuação de 25 pontos, numa escala de 0 a 100. Este indicador global, que avalia o grau de corrupção no setor público de cada país, foi divulgado ontem (10) pela organização Transparência Internacional em Berlim, na Alemanha.
De acordo com o relatório, Moçambique passou da posição 145, em 2023, para a 146, ficando atrás de países como a Nigéria, Libéria e Madagáscar, que melhoraram suas pontuações neste ano. No entanto, o desempenho do país ainda é considerado baixo, com o país a marcar uma pontuação de 25, semelhante à dos últimos anos, onde obteve 27 pontos, seu maior desempenho durante os dois mandatos do presidente Filipe Nyusi, em 2016.
Nos últimos 12 anos, Moçambique alcançou 31 pontos apenas em 2012, 2014 e 2015, e 30 pontos em 2013. Esse recuo no IPC reflete uma percepção negativa sobre a capacidade do governo em combater a corrupção, embora o relatório não detalhe especificamente os desafios enfrentados pelo país.
Enquanto isso, a África Subsaariana teve uma pontuação média de 33 pontos, com alguns países fazendo progressos no combate à corrupção. Seychelles lidera a região com 72 pontos, seguido por Cabo Verde com 62 pontos, e o Botsuana e Ruanda com 57 pontos cada.
O desempenho de Moçambique no Índice de Percepção da Corrupção continua a ser uma preocupação para especialistas e organizações que lutam por maior transparência e governança no país.. Continua LER mais Conteúdos... [AQU1]BAIXE O NOSSO APLICATIVO DE "JORNAL AO MINUTO" 《AQUI》
(Foto DR)The post Moçambique cai um lugar e continua a ser um dos países mais corruptos do mundo appeared first on MZNews.