.jpeg)
MISA Moçambique Defende Medidas para a Liberdade de Imprensa (2025-2029)
O MISA Moçambique (Capítulo Moçambicano do Instituto para a Comunicação Social da África Austral) apelou ao Governo para que inclua na sua agenda de governação 2025-2029 medidas urgentes para fortalecer a liberdade de imprensa, garantir o direito à informação e melhorar a regulação do setor dos media no país.
Com a inauguração da nova legislatura da Assembleia da República e a posse do Presidente da República, Daniel Chapo, a organização destaca a necessidade de um compromisso sólido dos três poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — na promoção de um ambiente mediático livre, seguro e democrático, alinhado com a Constituição da República e os padrões internacionais.
Num ofício enviado nesta quinta-feira (8) aos órgãos de soberania do Estado, o MISA Moçambique enfatizou pontos críticos que considera essenciais para o setor da comunicação social, incluindo a proteção dos jornalistas, o combate à censura e a necessidade de maior transparência na regulação dos meios de comunicação.
A proposta da organização reforça o papel fundamental da imprensa na consolidação da democracia e chama atenção para os desafios enfrentados pelos profissionais do setor em Moçambique. Resta agora saber se o novo governo responderá a estas preocupações e implementará medidas concretas para fortalecer a liberdade de expressão e o direito à informação no país.
📌 Fonte: MISA Moçambique