Três Corpos de Garimpeiros Resgatados em Mina de Turmalinas em Manica
Três corpos de garimpeiros foram resgatados esta segunda-feira, após ficarem soterrados desde a noite do último sábado numa mina de extracção de turmalinas, localizada em Nhampassa, distrito do Báruè, província de Manica.
A tragédia ocorreu quando a mina desabou devido às chuvas intensas que se registam na região, deixando cinco trabalhadores subterrâneos presos sob os escombros. A operação de resgate iniciou-se na madrugada de domingo, com recurso a meios manuais, e mais tarde contou com o apoio de uma máquina de pá escavadora.
David Frank, administrador do distrito de Báruè, explicou que dois garimpeiros foram resgatados com vida e estão a receber tratamento médico no Hospital Distrital de Catandica.
“Foi um esforço conjunto entre as autoridades locais e a comunidade, que não mediram esforços para salvar vidas e devolver os corpos às famílias enlutadas”, afirmou Frank.
A mineração artesanal em Manica tem sido uma actividade de subsistência para muitas famílias, mas as condições precárias de segurança continuam a expor os garimpeiros a riscos fatais, especialmente durante a época chuvosa.
As autoridades distritais prometeram reforçar a fiscalização das actividades mineiras na região, no sentido de evitar futuras tragédias.