Folha de Manica

Mais de 400 pacientes aguardam por cirurgias há anos em Nampula

Hospital Central de Nampula acelera cirurgias para reduzir lista de espera

Hospital Central de Nampula acelera cirurgias para reduzir lista de espera

No Hospital Central de Nampula, 475 pacientes aguardam há meses e até anos por cirurgias. Para mitigar essa situação, está em curso uma campanha cirúrgica inserida no plano dos 100 dias de governação de Daniel Chapo, com o objetivo de reduzir significativamente o número de doentes à espera de intervenção.

O longo tempo de espera agravou-se com a pandemia da Covid-19 e a escassez de especialistas em determinadas áreas de saúde. No entanto, a atual campanha, promovida pelo Ministério da Saúde, está a beneficiar pacientes não só em Nampula, mas também nos hospitais centrais de Maputo, Beira e Quelimane.

Desde segunda-feira, 18 pacientes com fendas oro-faciais já foram submetidos a cirurgias corretivas, um procedimento que melhora não apenas a estética, mas também a autoestima dos doentes.

Atualmente, 34 especialistas estão mobilizados para a campanha, e espera-se reforço para as cirurgias pediátricas, garantindo que mais pacientes tenham acesso ao tratamento necessário o mais rapidamente possível.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores