Folha de Manica

GOVERNO DE DONALD TRUMP CONFIRMA APOIAR MOÇAMBIQUE COM MEDICAMENTOS ANTIRRETROVIRAIS, DIZ MINISTRO DA SAÚDE

GOVERNO DE DONALD TRUMP CONFIRMA APOIAR MOÇAMBIQUE COM MEDICAMENTOS ANTIRRETROVIRAIS, DIZ MINISTRO DA SAÚDE 


O recém-nomeado Ministro da Saúde, Dr. Ussene Hilário Isse, garantiu que os Estados Unidos, sob a administração de Presidente dos EUA, Donald Trump, manterão o apoio a Moçambique na distribuição de medicamentos antirretrovirais. A informação foi confirmada na segunda-feira (03), em entrevista à TV Sucesso, durante as celebrações do Dia dos Heróis Moçambicanos, na Praça dos Heróis.


Segundo o governante, houve um entendimento entre as autoridades moçambicanas e norte-americanas, assegurando a continuidade da assistência, fundamental para milhares de pacientes vivendo com HIV no país. 


“Eles compreenderam a nossa preocupação. A componente do HIV está plenamente acautelada, incluindo a redução da transmissão do vírus de mãe para filho. Além disso, a grande questão da logística, que era a nossa maior inquietação, também está garantida", afirmou o ministro.


Dr. Isse reiterou que não haverá interrupções no fornecimento de medicamentos essenciais e destacou o papel vital dos financiamentos internacionais. “Recebemos com satisfação a confirmação de que o apoio ao setor da saúde permanecerá. São cerca de 400 milhões de dólares provenientes do PEPFAR e da USAID, investimentos essenciais para Moçambique", frisou.


O ministro revelou ainda que a sua recente reunião com o embaixador dos Estados Unidos em Moçambique foi determinante para reforçar a parceria. “Durante o encontro com o Sr. Embaixador Peter H. Vrooman, manifestei a nossa preocupação quanto à necessidade de salvar vidas. Eles entenderam a nossa mensagem e reafirmaram o compromisso de continuar a apoiar Moçambique. 


Graças a isso, a cadeia de distribuição de medicamentos antirretrovirais permanecerá intacta, garantindo o fornecimento até às unidades sanitárias mais remotas”, declarou.


Sobre a questão da produção local de medicamentos antirretrovirais, o ministro foi questionado pelo jornalista acerca do fracasso na implementação da fábrica financiada pelo governo brasileiro durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. A unidade, que deveria produzir antirretrovirais, actualmente fabrica apenas analgésicos.


Dr. Isse reconheceu que este é um desafio e afirmou que o assunto será analisado em profundidade. “Assumimos recentemente a liderança do Ministério da Saúde e estamos a dar continuidade ao trabalho dos colegas. Esta questão exige uma avaliação minuciosa. Vamos estudá-la com a nossa equipa técnica e, em momento oportuno, forneceremos mais informações detalhadas”, explicou.


A continuidade do apoio norte-americano à saúde moçambicana representa um alívio para milhares de pacientes que dependem desses medicamentos para sobreviver. O compromisso reafirmado pelo ministro demonstra o empenho do governo em garantir que não haja lacunas no tratamento do HIV no país.


A comunidade médica e os beneficiários esperam que a promessa de manutenção da assistência se traduza em acções concretas, assegurando que os medicamentos cheguem de forma eficiente a quem mais precisa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores