Folha de Manica

GOVERNO BRITÂNICO PONDERA RETIRADA DO PROJETO DE GÁS NATURAL NA BACIA DO ROVUMA EM CABO DELGADO

GOVERNO BRITÂNICO PONDERA RETIRADA DO PROJETO DE GÁS NATURAL NA BACIA DO ROVUMA EM CABO DELGADO 


O Governo britânico está a ponderar a sua retirada do projecto de gás natural na bacia do Rovuma, localizado na província de Cabo Delgado, Moçambique, conforme confirmou o director-executivo da TotalEnergies, Patrick Pouyanne. 


Esta decisão surge em resposta à crescente volatilidade na região, marcada por ataques armados que têm gerado preocupações significativas sobre a segurança e estabilidade do projecto.


A informação, divulgada inicialmente pelo diário britânico Financial Times, revela que a Grã-Bretanha, que anteriormente se comprometeu a investir entre 800 milhões e 1.000 milhões de dólares neste empreendimento, pode agora recuar face à situação crítica que se vive em Cabo Delgado. Durante uma conferência de imprensa em Paris, Pouyanne enfatizou que, apesar dos compromissos assumidos, as circunstâncias actuais estão a levar o Governo britânico a reconsiderar a sua participação.


Em 2020, a agência governamental britânica UK Export Finance (UKEF) havia acordado fornecer empréstimos e garantias de empréstimos a instituições financeiras e empresas britânicas envolvidas no desenvolvimento da infra-estrutura de gás.


Contudo, fontes citadas pelo Financial Times indicaram que o primeiro-ministro britânico estaria a procurar alternativas para evitar a realização do investimento, temendo repercussões legais caso decida não avançar com o mesmo.


Além disso, grupos ambientais no Reino Unido alertam que, segundo os compromissos assumidos na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), o projecto de gás natural pode ser considerado ilegal, uma vez que contraria os esforços britânicos para reduzir a utilização de combustíveis fósseis e mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores