
O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Mike Johnson, anunciou nesta terça-feira (25) ter assegurado os 217 votos necessários para aprovar o orçamento do Estado, superando os 215 necessários e abrindo caminho para evitar um possível encerramento do Governo no dia 14 de março.
"Prometemos entregar a agenda completa do Presidente [Donald] Trump, não apenas uma parte dela. Não apenas um pouco dela agora e regressar para o resto", declarou Johnson à imprensa.
A proposta de orçamento gerou debates intensos entre os republicanos, com alguns membros preocupados com o impacto do déficit público e possíveis cortes em programas essenciais de segurança social. O Senado, por sua vez, sugeriu que os cortes de impostos fossem tratados em um projeto de lei separado ainda este ano.
Oposição democrata e apelo de Trump
O ex-presidente Donald Trump instou os legisladores a aprovarem "um grande e belo projeto de lei", reforçando a importância do orçamento para sua agenda política.
No entanto, os democratas expressaram forte oposição, argumentando que a proposta beneficia grandes empresas e cidadãos ricos, enquanto prejudica os mais pobres.
O líder democrata Hakeem Jeffries acusou os republicanos de quererem “explodir a dívida e sobrecarregar os americanos comuns com a conta, acabando com o Medicaid como o conhecemos”.
Da mesma forma, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, denunciou que as mudanças irão "roubar os idosos, as crianças e os deficientes para pagar os ricos".
A Câmara e o Senado agora precisam entrar em acordo para que o orçamento seja aprovado e sancionado por Trump. Caso contrário, uma paralisação parcial do Governo poderá ocorrer, deixando milhões de funcionários federais sem pagamento e suspendendo serviços governamentais não essenciais.
Fonte: VOA Português
Foto: El Periódico