Folha de Manica

Daniel Chapo Ressuscita Órgão Criado por Guebuza e Nomeia Eduardo Mulémbwè

Daniel Chapo Ressuscita Órgão Criado por Guebuza e Nomeia Eduardo Mulémbwè

Daniel Chapo Ressuscita Cargo de Ministro para Assuntos Parlamentares e Nomeia Eduardo Mulémbwè

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, continuou a reformular sua administração ao nomear Eduardo Mulémbwè para o recém-criado cargo de Ministro na Presidência para os Assuntos Parlamentares, Autárquicos e das Assembleias Provinciais, um cargo que remonta à era de Armando Guebuza. 

Este cargo havia sido extinto durante o mandato de Filipe Nyusi, mas agora é ressuscitado por Chapo, com o objetivo de estreitar os laços entre o governo central e os órgãos parlamentares, autárquicos e provinciais.

Mulémbwè, que foi Presidente da Assembleia da República por 15 anos, de 1995 a 2010, terá a missão de assessorar o Presidente nos assuntos relacionados a essas instituições, funcionando como um elo entre o executivo e o parlamento. 

A sua nomeação surge após a sua exclusão das listas do partido Frelimo para a nova Legislatura, o que gerou uma certa surpresa na política nacional.

O político natural de Cabo Delgado junta-se a uma lista de sete novos “assessores” do Presidente Daniel Chapo. 

Entre eles, destacam-se figuras como Beatriz da Consolação Mateus Buchili, ex-Procuradora-Geral da República, nomeada Conselheira para os Assuntos Jurídicos e Constitucionais, e Mateus Magala, ex-Ministro dos Transportes e Comunicações, nomeado Conselheiro para os Assuntos Económicos e de Desenvolvimento. 

Além disso, outros veteranos da política moçambicana também foram agraciados com novas nomeações. 

Manuel Gonçalves, ex-Chefe do Protocolo de Estado, foi designado Conselheiro para os Assuntos Diplomáticos, enquanto Francisco Mucanheia, ex-Conselheiro de Nyusi, ocupará o cargo de Conselheiro para os Assuntos Inter-Institucionais. 

José Chironga assumirá a função de Conselheiro para os Assuntos Políticos.

Em um movimento que reforça a importância das reformas, Daniel Chapo nomeou João Machatine, ex-Ministro das Obras Públicas e Habitação, para liderar o novo Gabinete de Reformas e Projetos Estratégicos, uma entidade ainda com a missão a ser definida.

Estas nomeações, que incluem também Adilson Virgílio Adinane como Adido de Imprensa e Laura Machava como Diretora do Gabinete da Esposa do Presidente, visam fortalecer a estrutura administrativa e política do governo, além de conferir maior continuidade e estabilidade nas relações interinstitucionais em Moçambique.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores