Crise no leste da RDC pode perdurar e dificultar apoio humanitário, alerta OCHA
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) prevê que o conflito armado entre as forças congolesas e o grupo M23, apoiado pelo Ruanda, poderá prolongar-se ao longo de 2025, agravando a crise humanitária na região.
A organização aponta que as províncias de Kivu do Norte e Kivu do Sul continuarão a ser severamente afetadas pela guerra, dificultando o acesso à assistência humanitária e agravando a insegurança alimentar no país.
“Embora o conflito permaneça como o principal fator da crise humanitária, a insegurança alimentar atinge níveis alarmantes. Atualmente, 25,5 milhões de pessoas na RDC enfrentam grave insegurança alimentar – o maior número registrado no mundo.
Além disso, uma em cada duas crianças menores de cinco anos sofre de desnutrição crónica, evidenciando a necessidade urgente de apoio alimentar e nutricional sustentado”, alerta a OCHA.
Diante do agravamento da situação, o Central Emergency Response Fund disponibilizou 17 milhões de dólares para intervenções imediatas e ações emergenciais de salvamento de vidas.
“Sem recursos adicionais, os esforços de resposta humanitária serão drasticamente reduzidos, comprometendo a capacidade operacional de assistência”, destacou a organização.
BAIXE O NOSSO APLICATIVO DE "JORNAL AO MINUTO" 《AQUI》The post Crise no leste da RDC vai perdurar o ano, dificultando apoio humanitário – OCHA appeared first on MZNews.