Inhambane enfrenta uma onda de violência após manifestações contra o custo de vida e supostas irregularidades eleitorais
Inhambane viveu momentos de grande tensão nesta segunda-feira (data), com protestos violentos que resultaram em uma morte, saques e destruição de bens públicos e privados nos distritos de Morrumbene e Maxixe.
O cenário caótico foi marcado por confrontos entre manifestantes e forças policiais, culminando em ataques a infraestruturas governamentais e estabelecimentos comerciais.
A agitação teve início em Morrumbene, onde um grupo de pessoas bloqueou a Estrada Nacional Número 1 e atacou diversas propriedades.
No início da tarde, os protestos se alastraram para Maxixe, supostamente com reforço de manifestantes de Morrumbene, já que a cidade não aderiu imediatamente às manifestações.
A TV Miramar teve acesso a imagens de um jovem que perdeu a vida nos confrontos, além de vários feridos. Em vídeos amadores gravados em Maxixe, cadeiras plásticas foram vistas sendo arremessadas de janelas.
LEIA TAMBEM: Governo de Daniel Chapo pronto para anunciar novos preços dos combustíveis em Moçambique
Nos dois distritos, sedes distritais do partido Frelimo foram incendiadas. Em Morrumbene, um grupo invadiu um estabelecimento comercial e espalhou sacos de semente pela estrada.
Manifestantes também saquearam um armazém, levando diversos produtos alimentares, principalmente arroz. O posto de controle da Polícia Florestal também foi atacado.
Até o momento, as autoridades ainda não divulgaram um balanço oficial da situação, mas a tensão continua alta na região. Continua Ler Mais