Cabo Delgado: Mais de 100 escolas continuam fechadas devido ao terrorismo
Pemba, Cabo Delgado – A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, continua a enfrentar sérias dificuldades no setor educacional devido à insegurança causada pelo terrorismo.
Atualmente, mais de 100 escolas permanecem fechadas na região, afetando diretamente o acesso à educação de milhares de crianças. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo diretor provincial da Educação em Cabo Delgado, Evandro Quicardente.
De um total de 1012 escolas, 907 já retomaram as atividades, o que representa um progresso em relação ao ano anterior, quando apenas 867 escolas estavam em funcionamento.
Contudo, 105 escolas ainda estão fechadas, especialmente em áreas afetadas pelos conflitos armados. Macomia é o distrito com o maior número de escolas fechadas (35), seguido por Mocímboa da Praia (24), Nangade (8) e Palma (6).
Quicardente destacou que, apesar das dificuldades, algumas escolas nos distritos de Palma, Mocímboa da Praia, Macomia, Nangade, Muidumbe e Quissanga já foram reabertas, após a melhoria das condições de segurança na região.
No entanto, o diretor provincial frisou que a reabertura das instituições de ensino só ocorre após uma avaliação rigorosa de segurança feita pelas autoridades competentes.
“Nenhuma escola reabre sem consulta prévia às forças de defesa para garantir a segurança na região”, afirmou Quicardente, destacando o compromisso das autoridades em assegurar um ambiente seguro para alunos e professores.
BAIXE O NOSSO APLICATIVO DE "JORNAL AO MINUTO" 《AQUI》
(Foto DR)The post Cabo Delgado: Mais de 100 escolas continuam fechadas devido ao terrorismo appeared first on MZNews.