Quem é Mateus da Cecília Feniasse Saize, o novo Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos?
Mateus da Cecília Feniasse Saize, natural de Mungari, distrito de Guro, na província de Manica, nasceu a 4 de março de 1969 e foi recentemente nomeado Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos.
Antes de assumir esse cargo, Saize teve uma carreira sólida na área jurídica e acadêmica, destacando-se como Juiz Conselheiro do Conselho Constitucional (CC) desde 2014.
Graduado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Saize obteve o título de Doutor em Direito em 2016.
Sua trajetória inclui funções importantes, como docente nas áreas de Direito das Sociedades, Regulação do Setor Financeiro, Direito Bancário e Seguros em diversas universidades.
Além disso, exerceu funções como jurista no Banco de Moçambique e presidente da Assembleia Municipal da Beira entre 2009 e 2014, sempre em representação da Frelimo.
Com uma vasta experiência tanto no campo jurídico quanto político, o novo ministro se destaca pela sua formação acadêmica e compromisso com o desenvolvimento institucional do país.
A sua nomeação para a carga reflete a confiança em sua competência para lidar com os desafios que envolvem a Justiça, os Assuntos Constitucionais e Religiosos em Moçambique.