Conheça os Candidatos à Presidência de Moçambique para as Eleições de Outubro

Conheça os Candidatos à Presidência de Moçambique para as Eleições de Outubro

Conheça os Candidatos à Presidência de Moçambique para as Eleições de Outubro

Com as eleições presidenciais de 9 de Outubro se aproximando, os eleitores moçambicanos se preparam para escolher entre quatro candidatos que disputam o mais alto cargo do país.

Entre eles, destacam-se figuras conhecidas no cenário político nacional, cada uma com sua trajectória única. Aqui está um breve perfil de cada um dos candidatos:

Daniel Francisco Chapo: de 47 anos, é o candidato mais jovem na disputa. Nascido a 6 de Janeiro de 1977 em Cheringoma, Província de Sofala, Chapo é licenciado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane e mestre em Gestão de Desenvolvimento pela Universidade Católica de Moçambique.

Iniciou sua carreira no jornalismo, trabalhando na Rádio Miramar e na Televisão Miramar. Sua entrada na política ocorreu em 2009, quando foi nomeado administrador do distrito de Nacala Velha, e posteriormente do distrito de Palma, em Cabo Delgado.

Em 2016, foi nomeado governador da Província de Inhambane e, em 2019, foi eleito governador da mesma província. Este ano, Chapo foi escolhido como o candidato presidencial da FRELIMO.

Venâncio Mondlane: de 50 anos, nasceu a 17 de Janeiro de 1974 em Lichinga, Província de Niassa.

Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Eduardo Mondlane, Mondlane começou sua carreira política no Movimento Democrático de Moçambique (MDM), onde foi candidato à presidência do Conselho Municipal de Maputo nas eleições autárquicas de 2013.

Em 2020, depois de se desligar do MDM e se filiar à RENAMO, foi eleito deputado da Assembleia da República.

Em 2024, após divergências internas, abandonou a RENAMO e o seu mandato parlamentar, candidatando-se à presidência pelo partido PODEMOS.

Ossufo Momade: de 63 anos, nasceu na Ilha de Moçambique, na Província de Nampula. Com formação militar, Momade assumiu a presidência da RENAMO em 2018, após a morte do líder Afonso Dhlakama.

Foi eleito presidente da RENAMO em 2019 e reeleito em maio deste ano. Momade também foi deputado da Assembleia da República e secretário-geral da RENAMO.

Lutero Simango: de 64 anos, é o candidato mais velho na disputa. Nascido em 1960, Simango é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Eduardo Mondlane.

Após a morte de seu irmão, Daviz Simango, em 2021, Lutero assumiu a liderança do MDM e foi eleito candidato presidencial para as eleições de outubro.

PUB: Membros da FRELIMO Abandonam Chapo e Se Alinham a Venâncio Mondlane

Com apenas 44 dias para as eleições, esses candidatos têm pela frente o desafio de convencer os eleitores de que são a melhor escolha para liderar Moçambique nos próximos anos. Clique Aqui para ver mais…

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem