A Polícia da República de Moçambique (PRM) apelou, nesta sexta-feira, 17 de outubro, [veja aqui] ao respeito mútuo, à ordem pública e ao exercício pacífico das liberdades, no contexto das actividades que o partido Anamola realiza em homenagem a um ano da morte de Elvino Dias.
Num comunicado enviado à imprensa, a PRM relembra que “o direito de manifestação pacífica é constitucionalmente garantido, devendo ser exercido dentro dos limites da lei”, e pede à população para evitar actos que possam pôr em causa a segurança, a integridade física e o património público e privado.
O apelo ocorre numa semana marcada por movimentações políticas, após o líder do Anamola, Venâncio Mondlane, ter declarado o dia 19 de outubro como “paralisação nacional”.
LEIA TAMBÉM:
- Vice-Comandante da PRM desafia polícia a reconquistar confiança do povo
- Criação de Centro Regional reforça combate à pesca ilegal na SADC
- Moçambique participa na Cimeira da ONU sobre Crimes Cibernéticos em Hanói
- Messi renova contrato e reacende rivalidade com Cristiano Ronaldo
- Fundo Soberano: TA aponta discrepâncias entre Governo e INP
No entanto, Mondlane esclareceu esta sexta-feira, através de um vídeo nas suas redes sociais, que a data foi alterada para segunda-feira, 20 de outubro, agora designada “Dia de Reflexão Nacional”.
“Atenção, não é para ir para a rua, não é para bloquear estradas, não é para vandalismo. É um dia de reflexão, um dia para pensar sobre o país que queremos construir”, afirmou Mondlane.
As celebrações em memória de Elvino Dias começaram esta sexta-feira com uma missa, continuam no sábado com uma visita ao cemitério e encerram domingo com a inauguração da nova sede do partido em Maputo. Já segunda-feira será reservada a momentos de reflexão e meditação.
A PRM reforçou que continuará a actuar de forma preventiva e proporcional, em conformidade com os princípios do Estado de Direito Democrático, assegurando a tranquilidade pública durante todo o período das homenagens. Continua LER mais Clique Aqui
Fonte: Hora da Verdade
Foto: Reprodução / Hora da Verdade