O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, efectuou várias nomeações e exonerações em instituições de ensino superior públicas, através de Despachos Presidenciais distintos, no uso das prerrogativas que lhe são atribuídas pela Constituição da República e pela Lei n.º 1/2023, de 17 de Março.
Na Universidade Lúrio (UniLúrio), o Chefe de Estado exonerou Leda Florinda Hugo do cargo de Reitora, tendo designado Eusébio Victor Macete como seu sucessor.
Já na Universidade Zambeze (UniZambeze), Bettencourt Preto Sebastião Capece cessou funções de Reitor, sendo substituído por Luís Miguel Estêvão Cristóvão.
Na Universidade Joaquim Chissano (UJC), o Presidente retirou Ana Maria Nhampule do cargo de Vice-Reitora e nomeou Carlos Shenga para ocupar a função.
Ainda no mesmo despacho, e também na UniZambeze, Anabela Matangue Zacarias da Silva foi exonerada, dando lugar a Alexandre Hilário Monteiro Baia, que passa a exercer as funções de Vice-Reitor.
Por último, na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), o Chefe do Estado exonerou Joel Maurício das Neves Tembe e nomeou Mohsin Mahomed Sidat para o cargo de Vice-Reitor.
Estas mudanças enquadram-se no exercício regular das competências legais e constitucionais do Presidente da República.
