Maputo, 7 de Outubro de 2025 — Seis meses depois do último caso, a cidade de Maputo volta a registar um novo rapto. Um cidadão, ainda não identificado, foi raptado esta manhã na baixa da capital, num incidente marcado por disparos e momentos de pânico.
De acordo com testemunhas, a vítima tentou resistir, mas acabou retirada à força da sua viatura de alta cilindrada por um grupo de homens armados, não identificados, que se faziam transportar numa viatura descaracterizada, alegadamente uma Toyota Land Cruiser Prado.
LEIA TAMBÉM:
- Vice-Comandante da PRM desafia polícia a reconquistar confiança do povo
- Criação de Centro Regional reforça combate à pesca ilegal na SADC
- Moçambique participa na Cimeira da ONU sobre Crimes Cibernéticos em Hanói
- Messi renova contrato e reacende rivalidade com Cristiano Ronaldo
- Fundo Soberano: TA aponta discrepâncias entre Governo e INP
O caso ocorre numa altura em que decorre uma campanha nacional de recolha de armas ilegais, liderada pela Polícia da República de Moçambique (PRM), que visa reduzir o número de crimes violentos nas principais cidades do país.
O último rapto conhecido em Moçambique aconteceu a 27 de Maio de 2025, quando uma criança foi sequestrada na cidade de Maputo e mais tarde resgatada com vida.
Embora as autoridades tenham reportado uma redução nos casos de rapto este ano, o novo episódio reacende o debate sobre a segurança urbana e a eficácia das medidas de prevenção. Continua LER mais Clique Aqui
Foto: Arquivo / Reprodução
