A UEFA aprovou, de forma excecional, os pedidos das Federações de Espanha e Itália para que os jogos Villarreal-Barcelona e Milan-Como sejam disputados fora dos seus países de origem. Assim, o encontro entre Villarreal e Barcelona acontecerá em dezembro deste ano, em Miami (Estados Unidos), enquanto o duelo entre Milan e Como será jogado em fevereiro de 2026, em Perth (Austrália).
Em comunicado oficial, a UEFA reiterou a sua oposição a que partidas das ligas nacionais sejam realizadas fora do país, mas admitiu que uma lacuna nos regulamentos da FIFA levou à aprovação temporária dos pedidos.
“Dado que o quadro regulamentar relevante da FIFA – atualmente em revisão – não é suficientemente claro e pormenorizado, o Comité Executivo da UEFA decidiu, a título excecional, aprovar as duas solicitações”, lê-se no texto.
LEIA TAMBÉM:
- Vice-Comandante da PRM desafia polícia a reconquistar confiança do povo
- Criação de Centro Regional reforça combate à pesca ilegal na SADC
- Moçambique participa na Cimeira da ONU sobre Crimes Cibernéticos em Hanói
- Messi renova contrato e reacende rivalidade com Cristiano Ronaldo
- Fundo Soberano: TA aponta discrepâncias entre Governo e INP
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, sublinhou que a decisão “não deve ser vista como um precedente”. “Os jogos das ligas devem ser disputados em casa.
Qualquer outra coisa privaria os adeptos e poderia distorcer as competições”, afirmou, acrescentando que o organismo continuará a trabalhar com a FIFA para reforçar as regras que protegem a integridade das ligas nacionais.
O pedido da Federação Italiana surge devido à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, prevista para acontecer em San Siro na mesma altura da partida entre Milan e Como. Continua LER mais Clique Aqui
Fonte: Moz24h
Foto: AP Photo / Joan Monfort