Manuel Chang é condenado por fraude e lavagem de dinheiro nos EUA

Admin
0

Manuel Chang é condenado por fraude e lavagem de dinheiro nos EUA
Imagem: Integrity

Manuel Chang é condenado por fraude e lavagem de dinheiro nos EUA

Manuel Chang, ex-ministro das Finanças de Moçambique, foi condenado na última quinta-feira pelo júri do Tribunal Distrital de Brooklyn, em Nova Iorque, no âmbito do processo das dívidas ocultas.

Chang enfrentava três acusações: conspiração para cometer fraude electrónica, conspiração para cometer fraude com títulos mobiliários e lavagem de dinheiro.

O júri o considerou culpado em dois dos três crimes: conspiração para cometer fraude electrónica e lavagem de dinheiro.

Agora, caberá ao juiz determinar a pena a ser aplicada. No sistema jurídico norte-americano, o juiz preside o julgamento e o júri, composto por membros da comunidade, decide sobre a culpa do réu. Posteriormente, o juiz avalia as circunstâncias do caso para definir a sentença.

O crime de fraude electrónica é punido com até 20 anos de prisão e multa de até um milhão de dólares, conforme o Artigo 1343 do Processo Penal dos EUA.

A lavagem de dinheiro, por sua vez, é punida com até 20 anos de prisão e multa equivalente ao dobro do valor envolvido na transacção ilícita.

Se o juiz aplicar as penas na sua máxima extensão, Chang poderá enfrentar até 40 anos de prisão.

No entanto, a Procuradoria Distrital de Nova Iorque sugeriu que a condenação pode chegar a até 20 anos, indicando que o juiz deve aplicar penas mais brandas para cada um dos crimes.

Chang foi absolvido da acusação de conspiração para cometer fraude com títulos mobiliários, que poderia resultar em uma pena de 25 anos de prisão.

Este crime foi atribuído a outros co-réus e funcionários de instituições financeiras envolvidas no escândalo, como o "Credit Suisse".

PUB: "Mulher não Pode Chamar a outra Mulher de Amor ou Linda" Diz Mana Cecy

Durante o julgamento, Chang optou por não depor, deixando a defesa a cargo de seus advogados, que argumentaram que a conversão da dívida da EMATUM em títulos mobiliários ocorreu quando ele já não era Ministro das Finanças.

Apesar de suas tentativas de desresponsabilização, o júri considerou que houve corrupção no processo, resultando na condenação de Chang. Clique Aqui para continuar…

FONTE: INTEGRITY

Post a Comment

0Comments

Post a Comment (0)

#buttons=(Ok, Aceitar!) #days=(3)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência e fornecer serviços personalizados. Ao continuar a navegar, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa. Ver Agora
Ok, Go it!